O “Y” é visto como individualista

Os Baby Boomers tinham vários irmãos e poucos quartos, simbolizando que tudo (quarto, telefone, brinquedos, televisão, roupas etc.) era dividido entre mais irmãos. Os “X” tinham poucos irmãos, portanto o divisor diminuía, o que aumentava o cociente para cada filho, ampliando a exclusividade (ou individualismo) em casa. Os Y são filhos únicos ou têm pouquíssimos irmãos, em mais quartos na casa, ou seja, quase tudo para cada um deles, o que preserva seu individualismo.

Frequentemente, até alguns são educados como filhos únicos: se são três, de sexo diferente, com diferenças de idade ou de temperamento, são tratados como únicos. A síndrome do filho único é uma das principais reflexões do meu livro Família de Alta Performance: Conceitos Contemporâneos na Educação.

Esse individualismo não tem nada a ver com egoísmo, arrogância ou prepotência, mas sim com um interesse tão pessoal que ele sabe ser único praticamente desde que nasceu. Os pais tudo fizeram para que assim fosse: único, vencedor, melhor que os outros, melhores cursos, melhor celular, computador com todos os avanços e recursos, com caminho próprio para atingir o sucesso e ser feliz.

Não é à toa que o “Y” sente necessidade de compartilhar relacionamento virtual com amigos, pois não quer perder nada, nem nacional nem muito menos internacional. Individualista em seus projetos, precisa saber como estão os outros para se referenciar. Pertence a várias comunidades no Orkut, Facebook, Myspace, Twitter, e outros sites de relacionamentos. Suas redes sociais são tão importantes que os parentes mais velhos acabam se ressentindo, principalmente os pais que convivem diariamente com seus “Y”.

Içami Tiba, em “Adolescentes: Quem Ama, Educa!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: