Aposte em sua vocação

Defino a essência do sucesso pessoal e profissional de qualquer ser humano, independentemente de sua atividade, como a capacidade de saber utilizar na plenitude nossas principais valências pessoais.

Recordo-me aqui dos ensinamentos do maior guru da administração empresarial em todos os tempos, Peter Drucker. Em seu livro Management Challenges for the 21st Century (1999), afirmou: “na economia do conhecimento, o sucesso vem àqueles que conhecem a si mesmos – seus valores, seus pontos fortes e como funcionam melhor”. A citação do mestre Drucker traz também, de forma subliminar, a necessidade de os profissionais de sucesso, além de reconhecerem suas capacidades invulgares, saberem detectar – e admitir – seus pontos fracos, ou seja, aquelas características carentes de aptidão para integrar o portfólio dos atributos pessoais.

Drucker referiu também que, em geral, “gastamos muito mais energia para irmos da incompetência à mediocridade do que do bom desempenho à excelência”. Ou seja, perdemos tempo – e dinheiro – tentando fazer melhor aquilo para que não temos vocação ou de que simplesmente não gostamos; ao contrário, se dedicássemos mais tempo – e dinheiro – para nos aperfeiçoar naquilo em que efetivamente somos bons, muito provavelmente seríamos ainda melhores. 

Se puder dar um conselho para você, anote aí: aposte todas as fichas em sua vocação. E não esmoreça jamais! Mesmo que a estrada de sua realização seja repleta de pedras e obstáculos, por vezes considerados intransponíveis, não desanime, acredite! Faça dos limões da vida sua limonada. Descubra seu Eu verdadeiro, valorize seus pontos fortes, minimize seus pontos fracos e, acima de tudo, busque ser feliz em tudo que faz. Afinal, como eu, como ele, como todos nós, você também é o Cara!

Carlos Alberto Carvalho Filho, em “Você é o Cara”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: