“DNA Empresarial” – Definir a Identidade Corporativa é um desafio para os gestores, defende especialista em novo livro da Integrare Editora

Livro destaca ferramenta exclusiva que identifica diferenciais positivos das empresas e propõe caminhos para valorizá-los

Conhecer profundamente uma empresa pode ser decisivo para a tomada de decisões. Das dúvidas mais comuns como optar por este ou aquele colaborador até as mais complexas como, por exemplo, ampliar o portfólio de produtos ou proceder à fusão com um grupo internacional – todas comprometem o desempenho das corporações, sejam elas micro-empresas ou multinacionais.

 Foram justamente dilemas como esses que levaram a especialista em marketing pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Lígia Fascioni, a estudar profundamente a identidade corporativa de dezenas de empresas. Em seu novo livro, DNA Empresarial (Integrare Editora), a profissional apresenta alternativas para gestores atuarem de forma assertiva na construção de uma imagem institucional sólida e respeitada.

Entre os conceitos abordados, o livro esclarece um problema frequente nas empresas: a contradição entre a identidade objetiva, ou seja, o que a empresa é na realidade e a imagem subjetiva, o que a empresa induz o mercado a pensar e ainda, as dúvidas entre imagem e identidade. “É impressionante como as pessoas confundem imagem com identidade. Entretanto sabemos que esses conceitos são bastante diferentes. A identidade é a essência, está intrinsecamente ligada à empresa, é seu DNA – comenta a especialista.

 Método próprio

De acordo com a obra, é fundamental estar atento ao impacto de cada gesto dentro da empresa, desde os mais corriqueiros até aqueles que exigem reflexão mais apurada. Entre os problemas que a maioria das corporações enfrenta hoje estão insistentes ditados que impõem inovação a qualquer custo, motes que se referem à conscientização ambiental, diferenciais, questões éticas e outras centenas de ideias.

 

Para a autora, o maior desafio dos gestores, entretanto, é justamente identificar os conceitos que realmente equivalem à sua identidade corporativa, ou seja, a essência da corporação e valorizá-los. Segundo ela, tais critérios vão muito além de preocupações ambientais, éticas, marca gráfica, nome ou ambiente interno: “Mais do que investir tempo, dinheiro e ocasionar desgastes para transformar a sua essência – sem garantias de conseguir – o que o mercado exige hoje é absorver empresas que assumam suas características e as tornem diferenciais positivos” – pondera Lígia.

 

Entre as ferramentas capazes de identificar esses diferenciais, a autora destaca o Método GIIC® (Gestão Integrada da Identidade Corporativa). Desenvolvido por ela justamente para auxiliar gestores a conhecerem melhor sua empresa em determinada ocasião, o Método, que já foi aplicado em outras 30 instituições com sucesso, é detalhado no livro e dedicado a ajustar a percepção do mercado sobre determinada empresa.

 

Organizado em 11 módulos independentes que podem ser aplicados em qualquer ordem, conforme as prioridades e necessidades da empresa, o Método GIIC® ajuda a identificar a personalidade de uma corporação. Os módulos tratam de temas relevantes como comunicação, pessoas, ambiente, entre outros. Além de uma rica análise do mercado em termos de marketing que conta com cases atuais de marcas líderes, entre elas, Daslu, Apple, Motorola, Souza Cruz, o livro reúne estudos de casos, dinâmicas e orientações presentes no Workshop de Identidade Corporativa, um dos módulos do GIIC.

 

“Acredito que com essa ferramenta os gestores serão capazes de ajustar a percepção que o mercado possui da organização, uma vez que podem distribuir as “peças” que formam a imagem institucional de uma maneira mais coerente e organizada” – comenta a autora. Para ela, a identidade corporativa bem definida e gerida é uma ferramenta estratégica importante de apoio à tomada de decisão. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: