Características de uma empresa de sucesso

Já sabemos que determinadas características são eternas na vida de uma empresa de sucesso, tais como:

Pois bem, a Era do Management nos ajudou a chegar até este ponto. O que precisamos agora – diante das novas circunstâncias e declientes, pessoas e parceiros com novos sonhos e demandas – é repensar e enriquecer alguns dos seus princípios e dar o próximo passo, vislumbrando as características da empresa moderna do século XXI, a NeoEmpresa.

Em vez de considerá-la o centro de gravidade do universo corporativo, como estamos acostumados a fazer, imagine a NeoEmpresa como uma entidade multicentrada, que gravita em torno de Clientes, Pessoas, Acionistas, Parceiros, Investidores, Comunidades e demais partes interessadas.

Ela possui diversas características que a diferenciam das empresas tradicionais do passado. A NeoEmpresa:

Constrói um “Mapa de Geração de Valor”, em vez de apenas procurar resultados de curto prazo.

Integra, de forma orgânica, sistêmica e diferenciada (1) o modelo de negócios; (2) o modelo de gestão; e (3) o modelo organizacional.

Atrai e desenvolve líderes inspiradores, verdadeiros “construtores de pontes”.

Luta pelo progresso dos seus Clientes.

Customiza a Gestão das Pessoas, em vez de apenas “gerenciar cargos”

Uma característica que vale a pena destacar: a NeoEmpresa valoriza o sonho como primeira etapa do Planejamento Estratégico, levando em conta as aspirações de Empreendedores, Clientes, Parceiros e Colaboradores, em vez de considerar o processo de planejamento apenas um ritual lógico e racional para registrar decisões e metas.

Até a década de 1980 ainda se dizia que “o segredo é a alma do negócio”. Os publicitários venderam a ideia de que “a propaganda é a alma do negócio”. Na NeoEmpresa, “a alma é a propaganda do negócio”. Seja bem-vindo à Era do Pós-Management. Ou, se você for mais conservador e assim o preferir, seja bem-vindo ao NeoManagement. Ou ao Management na Era Pós-Moderna!

Fonte: Livro “A NeoEmpresa – O futuro da sua carreira e dos negócios no mundo em reconfiguração”, de César Souza – Integrare Editora

mais: http://neoempresa.com.br/

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 67 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: