Líderes: paradigma antigo X paradigma novo

Quando comparamos as características do novo líder com o velho paradigma, vemos contrastes interessantes:

Paradigma Antigo de Líder Novo Líder Comentário
Diz a respeito a mim. Diz a respeito a nós. Com as novas lideranças, o sucesso da equipe é visto como consequência do esforço de todos e não da esperteza do líder.
A lealdade é do membro da equipe para o líder. A lealdade é do líder para a equipe. O novo líder é obrigado a cuidar de sua equipe e até “protegê-la” quando o trabalho é questionado.
Vocês têm de fazer. Vamos fazer juntos. O novo líder inspira entusiasmo nos membros da equipe e transmite a compreensão dos objetivos.
Dificilmente interage com a equipe. Busca estar sempre presente em momentos importantes. O líder moderno comunica tudo o que precisa dizer, dando e recebendo feedback útil e caro. Ele escuta mais do que fala.
Usa o medo e as ameaças para “motivar” as pessoas. Inspira as pessoas para que sejam automotivadas. A longo prazo as pessoas capazes de motivar-se rendem mais e com menos preocupação.
Exige obediência. Ganha o respeito. Se o líder se autorrespeita, o respeito pelos outros nasce naturalmente, eles lhe retribuem com respeito.
Valoriza-se e desvaloriza as pessoas. Valoriza-se e valoriza as pessoas. O líder percebe o que cada um tem de bom para oferecer. Ele assegura que as pessoas estão na posição que melhor corresponde às suas especialidades.
Visão parcial da realidade. Trata de compreender as relações entre todos os aspectos do sistema. O novo líder está antenado a tudo o que ocorre ao seu redor para entender a conexão entre as empresas, empregados, mercado, sociedade e meio ambiente.

Ken O’Donnel, em “O Espírito do Líder 2 – Lidando com a incerteza permanente”

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 101 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: